Criada em julho de 2005 por formadores do Pólo de Formação da ActualGest, sedeada em Gondomar, passou em Janeiro de 2006 a fazer parte da ACAR - Associação Cultural e Artística Radicarium.
Desde então, a Gestrintuna tem procurado prestigiar e divulgar a música popular portuguesa, em especial a música de cariz académico, divulgando-a, quer pelas bonitas regiões de norte a sul e arquipélagos de Portugal, quer além fronteiras onde tem também procurado promover a imagem de marca da Região do Douro.
No seu historial, a Gestrintuna organiza em 2006 o seu primeiro Festival de Tunas, apadrinhado por uma Tuna da vizinha Espanha.
Em 2007, efetua a sua primeira digressão além - fronteiras, atuando em várias cidades de Itália.
Em 2009, grava o seu primeiro registo musical, o primeiro CD, intitulado "Trintuno" e efetua uma digressão à ilha de S. Miguel no arquipélago dos Açores.
Em 2014, efetua uma digressão às cidades de Liverpool, em Inglaterra e Wrexham, no País de Gales.
Em 2015 o Festival de Tunas, organizado anualmente pela Gestrintuna, foi inserido na programação cultural das festas do Concelho de Gondomar e passou a denominar-se "Tunas na Festa". O êxito deste evento, já na sua VI edição tem garantido a presença e representação de múltiplas Tunas e outras tantas regiões, nas Festas do Rosário, proporcionando a nível cultural e musical, uma divulgação, partilha e enriquecimento mútuo.
Em 2016, grava o seu segundo trabalho musical intitulado "Tuna D'Ouro", que é apresentado com pompa e circunstância no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
Em 2018, efetua uma digressão à ilha Terceira no arquipélago dos Açores, onde estabelece empatia com o Grupo de Violas da Casa do Povo de Santa Bárbara. A amizade gerada, motiva a vinda deste Grupo ao continente e promove que a Gestrintuna seja o anfitrião no seu acolhimento, apresentação e divulgação aquando da sua visita.
Em 2022, depois da pandemia relativa ao Covid-19, voltámos à normalidade e retomámos a participação ativa em diversos eventos, com destaque para atuações na Gala dos Bombeiros Voluntários de Valbom, na Paróquia de Fânzeres, na Quinta da Igreja, no restaurante Cantinho das Manas, no Palco Tradições (Noite Branca), no Largo do Souto (Tunas na Festa) e nas Festas do Divino Salvador de Fânzeres, entre outras em vários pontos do país.
Ainda nesse ano, foi pensada e idealizada uma digressão à ilha da Madeira, a realizar de 2 a 5 de junho de 2023, pelos diferentes pontos de interesse da ilha, com o intuito de divulgar, através de atuações e venda de CDs, o trabalho desenvolvido pela ACAR e a performance musical da Gestrintuna, bem como promover a imagem da nossa cidade de Gondomar e a marca da Região do Douro.
Com um gosto forte pela música, uns mais velhos do que outros, já envelhecidos em casca de carvalho (tal como o vinho do Porto) têm também a paixão das serenatas, pois apesar de charmosos e mentirosos, a dez metros de distância (sobre a mão de Baco) a qualquer donzela, irradiam luz e uma saudade dos tempos de estudante.
GESTRINTUNA - Atuação na Confraria do Caco, Santo Tirso
Quando 10 de maio de 2025, 21h00m
Onde Confraria do Caco, Santo Tirso
GESTRINTUNA - Atuação no evento "Tudo Por Uma Causa IPO"
Quando 30 de maio de 2025, 21h00m
Onde Centro Social e Cultural de Valbom, Gondomar
GESTRINTUNA - Ensaios
Quando Quinta-feira
Início: 21h30m
Fim: conforme o andar da carruagem
Onde Sala de Ensaio (Largo do Souto)
Durante o isolamento, a Gestrintuna continuou a fazer umas brincadeiras para todos vós. Baseado num original nosso, editado no CD "Tuna D'Ouro" de 2016, um video com imagens gravadas ao longo dos anos, e com as brincadeiras dos tunos em casa.
18.JUL.2025
GESTRINTUNA
Festas da Capela de Aguiar
em Aguiar, São Cosme (Gondomar)
VOZ: Carlos Cabral, Emanuel Mota, Fernando Oliveira, José Silva e Vítor Brito
VIOLA BRAGUESA: David Sousa
CONTRABAIXO: Filipe Almendra (Magister)
CAVAQUINHO: Alexandre Dias, António Ramalho, Leonardo Cunha e Pedro ?
GUITARRA: César Domingues, Emanuel Gomes, José Albertino, José Alberto Machado, Miguel Moura, Pedro Sousa, Perfeito Batista e Serafim Teixeira
BANDOLIM: António Marques, Hélder Mendes, Paulo Silva, Vasco Vieira e Vitor Ribeiro
ESTANDARTE: Armando Castro e Luís Miguel
SECÇÃO RÍTMICA: David Neves, Joaquim Teixeira, Pedro Gomes e Vitor Neves
ACORDEÃO: Francisco Melo
André Silva, Antenor Areal, António Lima, Arnaldo Pedro, Bruno Fonseca, Cândido Xavier, Carlos Machado, Carlos Oliveira, Cristovão Lopes, Daniel Cruz, Daniel Silva, Duarte Pinto, Eduardo, Emmanuel Garrido, Fernando Fonseca, Gil Vale, Hugo Gandra, Humberto Oliveira, Joaquim Louro, Joaquim Soares, Joaquim Viterbo, Jorge Ferreira, Jorge Silva, José Iglésias, João Leitão, João Lopes, José Norim, Manuel Dias, Manuel Silva, Mauricio Mota, Nelson Buiça, Paulo Teixeira, Pedro Pontes, Pedro Teixeira, Ricardo Araújo, Tiago Almeida e Tiago Santos